Retábulo da Anunciação de Nossa Senhora
Retábulo da Anunciação de Nossa Senhora
Data: Segunda metade do século XVIII
Período/Estilo: Rococó
Entalhador: Atribuído a Manuel Pereira da Costa e Noronha
Altar policromado e dourado dedicado à Anunciação a Nossa Senhora.
O episódio que conta o anúncio pelo Arcanjo Gabriel à Virgem Maria de que esta seria a Mãe de Jesus, merece destaque no nicho central do andar superior. A cena é representada com a Virgem de joelhos recolhida, recebendo a mensagem trazida pelo Arcanjo e rematada por uma pomba, que simboliza o Espírito Santo, envolta num resplendor de talha dourada. “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus” (Lucas, 1:35).
Para além da Anunciação, encontramos esculturas de São Miguel Arcanjo e São João Evangelista (no corpo superior) e de São Gonçalo (ao centro, em baixo), ladeado por Santo André (esquerda) e São João Baptista (direita).
Este retábulo é o primeiro da fase rococó da Igreja, estilo presente nos motivos com desenho de falsa simetria, concheados e linhas sinuosas, apresentando ainda alguns pormenores do estilo barroco joanino, presente no retábulo que lhe faz frente na outra nave lateral (Nossa Senhora do Rosário dos Escravos).
A mesa de altar é já posterior, manifestando a estética do período neoclássico.