Avançar para o conteúdo

Conservação
e Restauro

A oficina de Conservação e Restauro da VOTSF foi criada em 2017 com o objetivo de preservar o relevante e numeroso espólio artístico da instituição.

Conservação e Restauro​

Por Conservação e Restauro entende-se a atividade que visa conservar o património artístico de forma a permitir a sua transmissão para o futuro, procurando sempre alcançar o seu melhor estado material e estético, respeitando, contudo, o seu percurso histórico e possíveis alterações que este possa ter provocado. Cada intervenção de Conservação e Restauro tem início na avaliação do estado de conservação da obra e na pesquisa de informação acerca do seu percurso histórico. Todas as ações depois realizadas diretamente no objeto, quer no sentido da interrupção dos processos de degradação como no restauro da sua imagem, são cuidadosamente testadas, pois cada peça responde aos tratamentos de forma distinta.
A conservação e restauro inclui igualmente todas as ações necessárias à prevenção da deterioração, nomeadamente através da monitorização dos espaços de exposição e de ações de manutenção.
A oficina de Conservação e Restauro da VOTSF foi criada em 2017 com o objetivo de preservar o relevante e numeroso espólio artístico da instituição, que inclui áreas como a talha, mobiliário, escultura, pintura e ourivesaria. Encontra-se desde 2018 sob a responsabilidade da Doutora Maria João Sousa, Doutorada pela Universidade Católica Portuguesa na área da Conservação de Pintura e que atualmente desempenha a função de Conservadora do Museu de São Francisco do Porto.

Intervenções de Conservação e Restauro

Retrato de um Benfeitor OSF

Encontra-se exposto na escadaria principal do Hospital de São Francisco do Porto o retrato de corpo inteiro de um benfeitor que foi intervencionado na oficina de restauro da Ordem no presente ano.

Faz par com o retrato de corpo inteiro do Ex-vice ministro João Lopes da Cunha, restaurado em 2022.
Esta pintura apresentava deformações do suporte têxtil (provocadas por deficiências no seu engradamento) e do suporte lenhoso de uma das traves da moldura, lacunas ao nível da pintura, amarelecimento do verniz de proteção e oxidação de purpurinas aplicadas na moldura.

Sagrada Família Provedoria

Foi recentemente restaurada na oficina de restauro da VOTSFP uma escultura representando a Sagrada Família, ou seja, a família de Jesus, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus.

Esta escultura de pequenas dimensões apresentava depósito de sujidades superficiais bem como o escurecimento da camada de proteção (verniz ou cera), pequenas lacunas da policromia, oxidação dos elementos em prata (resplendores) e fratura dos bordões da Nossa Senhora e de São José.

Retrato de um Benfeitor OSF

O tratamento incluiu o desenmolduramento e desengradamento, a limpeza mecânica do suporte têxtil, a aplicação de bandas de reforço e o engradamento em nova estrutura, de forma a assegurar um tensionamento adequado. Numa segunda fase foram realizados os preenchimentos das lacunas ao nível da camada de preparação e, posteriormente, a sua reintegração pictórica. Numa terceira e última fase foi aplicada nova camada de proteção.
A moldura também foi alvo de restauro e o seu tratamento englobou a correção possível do empeno da trave esquerda, a remoção das sujidades e purpurinas oxidadas aplicadas em intervenções anteriores, preenchimentos de lacunas ao nível do suporte lenhoso e da camada de preparação, o reforço da união dos cantos e o retoque dos desgastes e lacunas presentes na superfície dourada. Por fim foi aplicada uma camada de proteção.

 

Sagrada Família Provedoria

A intervenção de conservação e restauro incluiu os seguintes processos: limpeza química das sujidades e proteção antiga; fixação pontual da policromia em risco de destacamento; tratamento dos bordões (remoção de intervenção anterior de restauro, colagem de novo acrescento em madeira); preenchimento das lacunas ao nível da camada de preparação e retoque final. Por fim foram limpos os atributos em prata e aplicada uma nova camada de proteção.