Conservação
e Restauro
A oficina de Conservação e Restauro da VOTSF foi criada em 2017 com o objetivo de preservar o relevante e numeroso espólio artístico da instituição.
Conservação e Restauro
A conservação e restauro inclui igualmente todas as ações necessárias à prevenção da deterioração, nomeadamente através da monitorização dos espaços de exposição e de ações de manutenção.
A oficina de Conservação e Restauro da VOTSF foi criada em 2017 com o objetivo de preservar o relevante e numeroso espólio artístico da instituição, que inclui áreas como a talha, mobiliário, escultura, pintura e ourivesaria. Encontra-se desde 2018 sob a responsabilidade da Doutora Maria João Sousa, Doutorada pela Universidade Católica Portuguesa na área da Conservação de Pintura e que atualmente desempenha a função de Conservadora do Museu de São Francisco do Porto.
Intervenções de Conservação e Restauro
Retrato de um Benfeitor OSF
Encontra-se exposto na escadaria principal do Hospital de São Francisco do Porto o retrato de corpo inteiro de um benfeitor que foi intervencionado na oficina de restauro da Ordem no presente ano.
Faz par com o retrato de corpo inteiro do Ex-vice ministro João Lopes da Cunha, restaurado em 2022.
Esta pintura apresentava deformações do suporte têxtil (provocadas por deficiências no seu engradamento) e do suporte lenhoso de uma das traves da moldura, lacunas ao nível da pintura, amarelecimento do verniz de proteção e oxidação de purpurinas aplicadas na moldura.
Sagrada Família Provedoria
Foi recentemente restaurada na oficina de restauro da VOTSFP uma escultura representando a Sagrada Família, ou seja, a família de Jesus, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus.
Esta escultura de pequenas dimensões apresentava depósito de sujidades superficiais bem como o escurecimento da camada de proteção (verniz ou cera), pequenas lacunas da policromia, oxidação dos elementos em prata (resplendores) e fratura dos bordões da Nossa Senhora e de São José.
Retrato de um Benfeitor OSF
O tratamento incluiu o desenmolduramento e desengradamento, a limpeza mecânica do suporte têxtil, a aplicação de bandas de reforço e o engradamento em nova estrutura, de forma a assegurar um tensionamento adequado. Numa segunda fase foram realizados os preenchimentos das lacunas ao nível da camada de preparação e, posteriormente, a sua reintegração pictórica. Numa terceira e última fase foi aplicada nova camada de proteção.
A moldura também foi alvo de restauro e o seu tratamento englobou a correção possível do empeno da trave esquerda, a remoção das sujidades e purpurinas oxidadas aplicadas em intervenções anteriores, preenchimentos de lacunas ao nível do suporte lenhoso e da camada de preparação, o reforço da união dos cantos e o retoque dos desgastes e lacunas presentes na superfície dourada. Por fim foi aplicada uma camada de proteção.
Sagrada Família Provedoria
A intervenção de conservação e restauro incluiu os seguintes processos: limpeza química das sujidades e proteção antiga; fixação pontual da policromia em risco de destacamento; tratamento dos bordões (remoção de intervenção anterior de restauro, colagem de novo acrescento em madeira); preenchimento das lacunas ao nível da camada de preparação e retoque final. Por fim foram limpos os atributos em prata e aplicada uma nova camada de proteção.