A Instituição
Hospital, Lar,
Residência Sénior,
Igrejas e Museu

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Provedoria
Centenária de quase quatro séculos, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto vem encontrando, nos últimos tempos, diferentes práticas e soluções para se ir reatualizando, à luz dos modernos desafios exigidos pela natureza específica das suas áreas de atividade. Os tempos em que vivemos necessitam de firmeza e determinação na administração de casas com a pluralidade de fins, espaços e atividades como as que são desenvolvidos pela VOTSFP. Novos tempos demandam novos saberes, com modelos de atuação diversificados, mas mantendo o sentido de proximidade e o humanismo na resolução das questões que um quotidiano cada vez mais buliçoso determina.
Com o profissionalismo dos nossos funcionários e colaboradores, damos corpo a estes reptos que a sociedade nos lança, cansada do mercantilismo com que certas realidades são tratadas em instituições, empresas e no próprio dia-a-dia. E tudo isto com a prontidão exigível a uma instituição que encara de uma forma atualizada as suas funções, modernizando as instalações, apostando na renovação dos espaços, encarando a gestão de uma forma profissional, se bem que matizada por valores que incorporam a herança do exemplo de S. Francisco de Assis e as vivências inspiradoras da rainha Santa Isabel.
A vertente de instituição religiosa laica continua a ser a linha matriz que rege a nossa forma de encarar todos esses reptos, seja no âmbito do Hospital, do Lar Margarida Lisboa, da Residência Rainha Santa Isabel, do Museu ou do Cemitério Privativo, situado em Agramonte. Abrimo-nos à cidade do Porto, criando prémios que recompensam os esforços individuais, organizando ciclos de conferências ou de música, valorizando o legado histórico-patrimonial multissecular recebido, através do investimento na sua conservação, numa projeção efetiva junto de nacionais e dos estrangeiros que em número cada vez mais crescente nos visitam.
A Mesa Administrativa da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto encara o futuro com uma enorme esperança e vontade de concretização de novos projetos, com uma dinâmica adequada a uma forma exigente e responsável de encarar os desafios, num balanço entre tradição e modernidade, fatores que consideramos essenciais para a governança e projeção de uma Instituição como a nossa.
Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Provedor
Corpos Sociais
Mesa da Assembleia Geral
Presidente
João Maria Teixeira Leão
Vice-Presidente
Pedro Brandão Botelho Gomes
1.º Secretário
Pedro Manuel Almeida e Sousa
2.º Secretário
Nuno Solla de Lacerda
Mesa Administrativa
Provedor
Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Vice-Provedor
João Paulo Cabral de Faria Lencastre
Secretário
Miguel Martins Pinto de Resende
Tesoureiro
Filipe Ortigão de Oliveira Soares Vieira
Vogais
João Filipe Barbosa Coelho de Pinho
Pedro Luís Leão Vieira de Castro
Definitório
Domingos Moreira da Rocha
Joaquim Pinto de Matos Dias
Frederico Sousa da Silva
Conselho Disciplinar e de Conciliação
Luís Garcia Braga da Cruz
Manuel Ferreira de Castro Miranda
Miguel Lançós de Sottomayor
Equipa
Diretor Geral
Luis Cherpe
Direção de Serviços de Saúde e Hoteleiros
Dário Miranda
Serviços de Saúde
Horácio M. Costa
Dário Miranda
Cultura e Turismo
Analdina Rocha
Residência, Lar e Ação Social e Caritativa
Márcia Almeida
Atendimento
Célia Areias
Bloco Operatório e Serviço Central de Esterilização
Flávio Laranjeira
Cemitério e Património Edificado
Júlia Ribeiro
Comercial
Bruno Moreira
Conservação e Restauro
Maria J. Sousa
Contabilidade
Paulo Azevedo
Faturação
Marlene Medeiros
Gestão da Qualidade e Saúde e Segurança no Trabalho
Vânia Mota
Médicos de Permanência
Ana Raquel Ramos
Recursos Humanos
Teresa Teixeira
Serviço de Infraestruturas e Equipamentos
Eduardo Sousa
Serviços Farmacêuticos e Aprovisionamento
Marta Martins
Sistemas de Informação e Comunicação
Alberto Morêda
Unidade de Consultas e Hoteleiros
Adriana Pinto
Unidade de Internamento
Domingos Malta
Vigilância e Segurança
Jorge Camões
Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto
Criada em 1633, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto é uma instituição católica sem fins lucrativos que tem assumido, ao longo da sua história, um relevo fundamental no âmbito religioso e assistencial na cidade do Porto, apresentando hoje, fruto do trabalho e do contributo de gerações de Irmãos, uma oferta variada de cuidados médicos no seu hospital e nas suas clínicas externas, que compreende ainda o acolhimento sénior no seu Lar e na sua Residência, a oferta de alimentação a cidadãos carenciados e a manutenção de um valiosíssimo património cultural e espaços de culto ao serviço de todos.
O hospital, inaugurado em 1783, e a expansão dos seus serviços clínicos constitui uma referência na prestação de cuidados de saúde e tem, desde o seu início, primado pela qualidade das instalações médicas e cirúrgicas, aliando a experiência à inovação e a um tratamento personalizado e atento a todos os pacientes.
A VOTSFP atua também na divulgação da obra de São Francisco de Assis, de grande impacto na cidade do Porto.
O Museu de São Francisco, aberto durante todo o ano para visitas, é composto pela Igreja do Convento de São Francisco, pela Casa do Despacho e pelo Cemitério Catacumbal.
A Igreja do Convento de São Francisco constitui património mundial da UNESCO, e foi entregue à Ordem em 1839 após a extinção do Convento, a qual tem sido, neste caminho de quase 200 anos, a sua guardiã atenta a um património único.
Missão
Na Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto guiamos a nossa conduta com elevado sentido de responsabilidade e respeito pela dignidade humana.
Nos serviços médicos que prestamos, o nosso principal objetivo é responder às necessidades da comunidade, assegurando um serviço personalizado e de alta qualidade, no qual o respeito por cada paciente como ser irrepetível e pleno de direitos é a prioridade.
Apostamos na inovação tecnológica para a eficácia do diagnóstico e terapêutica e no progresso cultural para um desenvolvimento civilizacional de qualidade.
Os nossos valores-chave são a Humanidade, através do respeito pelos direitos humanos e pelo bem-estar da pessoa, estimulando a confiança e a segurança na qualidade dos serviços prestados; a Cultura, radicada na constante difusão do conhecimento, da arte e da história; e a Responsabilidade Social, através da contribuição para o pleno exercício da cidadania, fortalecendo o desenvolvimento consciente da sociedade.
Documentos
Relatório e Contas 2017
Balanço
Demonstração de Resultados
Parecer do definitório
Relatório e Contas 2018
Balanço
Demonstração de Resultados
Parecer do definitório
Relatório e Contas 2019
Balanço
Demonstração de Resultados
Parecer do definitório
Relatório e Contas 2020
Balanço
Demonstração de Resultados
Parecer do definitório
Relatório e Contas 2021
Balanço
Demonstração de Resultados
Parecer do definitório