Retábulo-mor, altares colaterais e púlpitos
Chancel altarpiece, collateral altarpieces and pulpits
Data | Date: c. 1740/1753
Período/Estilo | Period/Style: Barroco Final ou Joanino | Late Baroque or Joanine
Entalhador | Carver: Atribuídos a Manuel da Costa Andrade | Attributed to Manuel da Costa Andrade
O retábulo-mor, de grande monumentalidade, prolonga-se pela talha do tecto e as paredes da capela-mor, ligando-se aos retábulos do transepto e à gigantesca sanefa do arco-cruzeiro criando um conjunto único e impressionante de talha dourada que, segundo o historiador de arte americano Robert Smith, constituiu a maior composição cenográfica de Portugal.
Todo o conjunto, atribuído ao entalhador Manuel da Costa Andrade, terá sido executado entre 1740 e 1753, em estilo joanino ou barroco final. Com inspiração na linguagem do Barroco italiano, podemos observar toda uma riqueza ornamental dinâmica e teatral, com festões e grinaldas, flores suspensas, anjos com posições teatrais, cabeças aladas, cortinas com borlas, etc.
O retábulo-mor ensaia um modelo novo em Portugal, o retábulo tipo baldaquino que cobre o trono central, em degraus, que servia para a exposição do Santíssimo no seu topo, numa custódia. Actualmente, encontra-se nesse local uma imagem de Cristo crucificado. Todo o conjunto é rematado pelas armas dos Sá, família a quem a Ordem havia concedido, desde o século XVI, a capela-mor para seu panteão familiar. O mesmo se repete na grande sanefa do arco cruzeiro, à entrada da capela-mor. Aqui, mais acima, também se pode observar o brasão com as armas da Ordem Franciscana: o braço desnudo de Cristo cruza-se com o de São Francisco, simbolizando o abraço do Santo ao Crucificado no momento em que foi estigmatizado por Cristo. Ao centro, a cruz e a coroa de espinhos completam as armas dos franciscanos.
No altar-mor destacam-se as figuras de São Domingos (à esquerda) e de São Francisco (à direita), representando a relação próxima entre as duas ordens mendicantes. Nas paredes laterais da capela-mor, encontram-se as imagens de São Sebastião e São Tiago das Marcas (no lado do direito) e de São João do Prado e São João de Capistrano na parede oposta.
Os quatro altares colaterais tiveram de adaptar-se à reduzida largura das paredes entre as capelas e à elevada altura do transepto, obrigando a uma solução invulgar na organização estrutural dos seus andares, acrescentando-se mais registos no embasamento (três em vez dos habituais dois) e criando um corpo com duas figuras santas em nichos sobrepostos, ou relevos. Desta forma obteve-se maior grandiosidade e um melhor enquadramento deste conjunto no espaço.
Da direita para a esquerda encontramos:
Altar de Nossa Senhora das Candeias – Com os bustos relicários de São Francisco de Sales e de São Francisaco Néri, encimado por Relevo representando Cristo Ressuscitado.
The high altar, of great monumentality, is linked to the altarpieces of the transept by the woodcarving that surmounts it, projecting beyond the ceiling and walls of the chancel, and joining the gigantic pelmet of the crossed arch that rests on the collateral altars. According to art historian Robert Smith, this ensemble in the Church of Saint Francis was the largest scenographic composition in Portugal.
The whole ensemble, attributed to the carver Manuel da Costa Andrade, was probably executed between 1740 and 1753 in the Joanine or Late Baroque style. Inspired by the decorative grammar of the Italian Baroque, we can see the unfolding of a dynamic, theatrical ornamental richness, with festoons and garlands, flowers vertically suspended, angels in theatrical poses, winged heads, and curtains with tassels.
The high altar tries out a new model in Portugal, the baldachin-type altarpiece, which covers the central throne, in tiers, which serves to display the Blessed Sacrament in a monstrance. Here, nowadays, we find a depiction of Christ crucified. The ensemble is topped by the coat of arms of the Sá family, to whom the Order had granted the chancel for their family pantheon in the 16th century. The same is true of the large pelmet of the crossed arch at the entrance to the chancel. Here, higher up, the coat of arms of the Franciscan Order is displayed on a cartouche: two raised arms, one bare, representing that of Christ, and the other, the arm of Saint Francis of Assisi, thus representing Francis’ embrace of Christ Crucified at the moment he was stigmatised by Christ. In the centre, the Cross and the crown of thorns complete the Franciscan coat of arms.
The high altar features the figures of St. Dominic on the left, and St. Francis on the right, representing the close relationship between these two mendicant orders. On the lateral walls of the chancel, the images of St. Sebastian and St. James of the Marches were placed on the right and, on the opposite wall, depictions of St. John of Prado and St. John of Capistrano.
The four collateral altarpieces had to adapt to the limited width between the transept wall panels and the great height of the transept, forcing an unusual solution in the structural organisation of its tiers, involving the creation of three registers from the ground to the base of the columns, as opposed to the usual two, and creating an altar body incorporating two holy figures in upper niches, or reliefs. In this way, the best possible alignment of these altars within this space lends them a certain grandeur.
From right to left:
Altarpiece of Our Lady of the Lantern – with the reliquary busts of St. Francis of Neri and St. Francis of Sales, and, above, the relief of the Risen Christ.
Altar of St. Bonaventure, with St. Jerome
Altar of St. Benedict, with Our Lady of Mount Carmel
Altar of St. Francis, flanked by St. John Maki and St. Peter of Mogliano, crowned by a relief of the Most Holy Trinity.