
Retábulo de Nossa Senhora
do Rosário dos Escravos
Altarpiece of Our Lady of the Rosary of the Slaves
Data | Date: 1740
Período/Estilo | Period/Style: Barroco Final ou Joanino; Late Baroque or Joanine
Entalhador | Carver: Manuel da Costa Andrade
Risco | Design: Francisco do Couto e Azevedo

Retábulo encomendado pela confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Escravos e São Benedito, em 1740, ao arquitecto Francisco do Couto e Azevedo e executado pelo entalhador Manuel da Costa Andrade.
O resultado é uma interpretação exemplar da linguagem decorativa exuberante própria do estilo barroco joanino: uma profusão de elementos elegantes e cenográficos preenchem toda a superfície. Sanefas, dosséis e cortinados presos por cordões com borlas ajudam a criar maior aparato e enquadram os nichos para as esculturas e toda a estrutura superior do altar. No centro, no remate do nicho do primeiro andar, surge uma cartela onde se insere o monograma de Maria (AM).
Por ser uma confraria de escravos o São Benedito (actualmente num altar colateral da igreja), bem como o São Patrício, estavam presentes neste retábulo, pois ambos eram filhos de escravos ou foram escravizados.
No registo superior encontra-se a Nossa Senhora do Rosário, ladeada por São Cristóvão (à esquerda) e pelo franciscano São Diogo (à direita). Na zona inferior, ao centro, encontramos a Santa Luzia (procedente de outro altar da igreja que foi a ela dedicado), ladeada por São Gonçalo (à esquerda) e São Patrício (à direita).
A mesa de altar foi substituída em época posterior, sendo já de estilo neoclássico.

This altarpiece was commissioned in 1740 by the Confraternity of Our Lady of the Rosary of the Slaves and Saint Benedict from architect Francisco do Couto e Azevedo and carver Manuel da Costa Andrade.
The result is an exemplary interpretation of the exuberant decorative grammar typical of the Joanine Baroque style and reveals a profusion of elegant and scenographic elements filling the surface completely. Pelmets, canopies and curtains tied with tasselled cords help to create a sense of splendour and frame the niches for the sculptures and the entire upper structure of the altar. In the centre, above the niche on the first tier, there is a cartouche bearing Mary’s monogram – AM, for Ave Maria.
As it was a slave confraternity, St. Benedict (currently on a collateral altar in the church) and St. Patrick were present in this altarpiece, since one was a child of slaves and the other had been enslaved.
In the upper register we have Our Lady of the Rosary with St. Christopher on the left and the Franciscan saint, St. Diogo (Didacus of Alcalá) on the right. In the centre on the first tier, we find St. Lucy (from another altar in the church that was dedicated to her), flanked on the left by Saint Gonçalo (Gundisalvus) and on the right by Saint Patrick.
The altar table was replaced at a later date and is now in the neoclassical style.