Avançar para o conteúdo
retábulo da capela funerária de Álvares de Sousa ou de Santo António da Porta

Capela Funerária de Luís Álvares de Sousa

Funerary Chapel of Álvares de Sousa

Retábulo de Santo António da Porta

Altarpiece of St. Anthony of Lisbon

Data | Date: Século XV (arco da capela); Segunda metade do século XVIII (retábulo); 15th century (arch of the Chapel); Second half of the 18th century (altarpiece)
Período/Estilo | Period/Style: Gótico (arco da capela), Rococó (retábulo), Gothic (arch of the Chapel)
Rococo (altarpiece)

OSF PT

Este retábulo situa-se numa capela fundada em 1474, por Luís Álvares de Sousa, cujas armas se encontram esculpidas no arco em calcário que lhe dá acesso.
O arco de entrada é o único elemento sobrevivente desta capela funerária e constituí um dos vestígios medievais que ainda se pode observar na Igreja. A qualidade de execução do programa decorativo, o material utilizado e a sua data, levam a atribuir a sua autoria a Diogo Pires-o-Velho.
O seu interior, forrado de talha, enquadra um retábulo da fase rococó, em madeira dourada e policromada, com fingimentos de mármores e superfícies lisas ornamentadas com singelas grinaldas, fitas, laços e cartelas. O que mais surpreende neste retábulo é a delicadeza dos seus perfis ondulados, nomeadamente na sua mesa de altar, inspirada nas consolas francesas, tendo como remates duas caras de meninos alados nos seus extremos.
O nicho central destaca uma imagem em pedra do Santo António de Lisboa.

OSF ENG

This altarpiece is in a chapel founded in 1474 by Luís Álvares de Sousa, whose coat of arms is carved on the limestone arch that gives access to it.
The entrance arch is the only surviving element of this funerary chapel, making it one of the vestiges of the Middle Ages that can still be seen in the church. It is thought to be from the atelier of Diogo Pires-o-Velho, given the date, the quality of the decorative work, and the material used.
Its interior, lined with carvings, houses an altarpiece from the Rococo featuring gilt and polychromed woodcarvings with faux marble, and its barer ornamental surfaces are adorned with simple garlands, ribbons, bows and cartouches. What is most surprising about this altarpiece is the delicacy of its undulating profiles inspired by French consoles, particularly in its altar table, with two winged faces of putti, one at each end.
The central niche features a stone sculpture of St. Anthony of Lisbon.