Avançar para o conteúdo

Capela dos Carneiro

The Carneiro Family Chapel

Retábulo de São João Baptista

Altarpiece of St. John the Baptist

Data | Date: 1525 (capela e pintura central) | 1525 (chapel and central painting)
Retábulo | Altarpiece: Segunda metade do século XVIII
Second half of the 18th century
Período/Estilo | Period/Style: Rococó (retábulo) | Rococo (altarpiece)
Capela: círculo de Diogo de Castilho.
Chapel: Diogo de Castilho’s atelier.
Pintura: Atribuída a André de Padilha (séc. XVI)
Painting: Attributed to André de Padilha (16th century)

OSF PT

Pertença da família Carneiro, esta capela foi instituída por João Carneiro, em 1525. A sua arquitectura, característica das elites do Renascimento, está atribuída ao circulo de Diogo de Castilho e repete em vários elementos (chave da abóbada, remate dos colunelos que ladeiam o arco) a figura de um cordeiro ou Agnus Dei como símbolo de São João Baptista e do apelido da família Carneiro.
O retábulo ajusta-se ao espaço acompanhando a elevação das nervuras da abóbada quinhentista. Seguindo-as ganha muito destaque pela grande elevação que atingem os seus ornatos de forte dinamismo rococó. Na sua base salienta-se a mesa de altar rectangular, ainda original, ao contrário da maioria dos restantes altares da Igreja.
Este retábulo reintegra uma pintura quinhentista do Baptismo de Cristo, atribuída a André de Padilha, realçando-a com o douramento integral a folha de ouro. Nesta representação, para além de João Baptista a baptizar Jesus, estará representado o retrato do doador ou a pessoa que terá encomendado a pintura, de seu nome João Carneiro, na parte lateral esquerda.

OSF ENG

Belonging to the Carneiro family, this chapel was commissioned by João Carneiro in 1525. Its architecture, common among the Renaissance elite, is attributed to the atelier of Diogo de Castilho and various elements (such as the keystone of the vault and finials of the small columns flanking the entrance arch) repeat the figure of a lamb or Agnus Dei as a symbol of St. John the Baptist – and the Carneiro surname (which means “lamb” in Portuguese).
The altarpiece fits into the space, following the elevation of the 16th-century ribbed vault. It is particularly noteworthy for the high elevation that its ornaments achieve, with their marked dynamism typical of the Rococo. At its base is the original rectangular altar table, which, unlike most of the others in the church, remains unaltered.
This altarpiece reintegrates a 16th-century painting of the Baptism of Christ, attributed to André de Padilha, enhancing it with full gold leaf gilding. In this depiction of John the Baptist baptising Jesus, there is a portrait of the donor or the person who commissioned the painting, João Carneiro, on the left-hand side.