
O Auditório da Ordem de S. Francisco do Porto foi o local que acolheu um significativo encontro de diálogo entre várias confissões religiosas no passado domingo 15 de dezembro. Um encontro promovido pela Comissão Diocesana do Porto para o Diálogo inter-religioso com o objetivo de procurar caminhos para a paz.
“Queremos que cada confissão use da palavra e possa dizer segundo a perspetiva do Deus que professa, o caminho que a fé lhe dá para a paz”, assinala o Mons. Jardim Moreira, presidente desta Comissão, em recente entrevista à Rádio Renascença.
O responsável fala de uma “manifestação pública” em que “as comunidades provam que estão empenhadas na paz a partir da sua fé”.
Estiveram presentes neste encontro na cidade do Porto as seguintes comunidades religiosas e seus representantes:
– Comissão Diocesana do Porto para o Diálogo Interreligioso – Mons. Jardim Moreira e Dra. Sofia Salgado.
– Comunidade Judaica – Michael Rothwell
– Comunidade Islâmica do Porto – Jaime Soares
– Movimento para a Conciência de Krishna – Rui Silva
– Movimento nacional Budista – António Fernando Lima
– A comunidade Hindu no Porto – Kamil Laljee
Criada por iniciativa do bispo do Porto, D. Manuel Linda, em outubro de 2020, a Comissão Diocesana do Porto para o Diálogo inter-religioso já publicou uma Carta de Princípios. No documento, fala-se no “estabelecimento da paz mundial enquanto reduto do combate a todas as formas de extremismo”, na “valorização da família, enquanto núcleo fundamental das sociedades” e na adoção da “cultura do diálogo como caminho”.